Os Videos do King_leer, Outono 2016

domingo, 19 de fevereiro de 2012

AMIGOS EM PORTUGAL - DISCO DOS DURUTTI COLUMN REVISITADO POR AMIGOS EM PORTUGAL, QUASE 30 ANOS DEPOIS....!






As datas são apenas referências no tempo mas, gostamos sempre as usar como. Estou à uns tempos a recolher depoimentos para este trabalho que agora começo sobre a edição do disco "Amigos em Portugal" dos Durutti Column pela extinta Fundação Atlântica em 1983. Passam aproximadamente 30 anos sobre a data em que este projecto começou a ser pensado. Pareceu-me uma boa altura para ir em busca de algo mais sobre o mesmo e é nesse sentido que hoje começo a partilhar convosco esse resultado. Nada melhor do que começar pelo depoimento dos Durutti Column, através do Bruce Mitchell.
Podem ouvir e ver nos players do blog algumas das músicas que seleccionei e redescobrirem ou descobrirem algo mais sobre este excelente disco. Nas próximas semanas irei publicar aqui mais alguns depoimentos como o do José Valverde (som), da Tristana Esteves Cardoso(tema intitulado Sara e Tristana), passando pelo Vítor Rua (opinião musical e histórias....), entre outros.


KING_LEER (KL):

Vin e Bruce,
"Amigos em Portugal" foi gravado em 1983. Foi à cerca de trinta anos que tanto o disco como as músicas começaram a ser pensados para depois serem gravados em Portugal. Podem recordar-nos com começou essa aventura?

DURUTTI COLUMN (DC):

Nessa altura fomos a um festival no Norte de Portugal (Vilar de Mouros) e o nosso "bando" era composto por nós, os Durutti Column, os A Certain Ratio, The Tom Robinson Band e o Tony Wilson. No início dos anos 80, Tony tinha um amigo Português chamado Miguel que tinha começado recentemente uma editora chamada Fundação Atlântico. O Miguel - penso eu - organizou um estúdio de gravação no Estoril tendo o Vini e a Francesca Wraith ido até lá gravar. Tudo isto foi muito rápido (ao estilo do Vini). Eu não consegui ir pois a minha esposa, Jaqueline estava bastante doente na altura.

KL:

Tenho à minha frente a edição digital remasterizada de 1998 do disco Another Setting. No seu interior, Tony Wilson escreve umas notas não muito abonatórias em relação à Fundação. O que correu mal na altura?



DC:

Quando fizemos essas reedições em 1998, o Tony teve um desentendimento com o Miguel sobre as royalties. O Tony aproveitou a edição desse disco para escrever nas notas os seus sentimentos para com a editora.

KL:

Musicalmente falando, qual é a principal diferença entre os Durutti Column desses tempos e no presente - além da idade, claro?

DC:

Musicalmente, os Durutti Column seguem a mesma receita de sempre, O Vini inspira-se e tem as ideias e depois vamos para o estúdio habitualmente com o Keir Stewart dos Inch studios e tentamos gravar tudo da melhor forma possível.

KL:

Algum dos temas de "Amigos em Portugal" foi composto em Portugal? 

DC:

Fomos inspirados por Portugal e pelos fãs Portugueses e a maioria da música veio dessa inspiração.

KL:

Nos anos 90 os Durutti Column editaram uma música chamada FADO. O Fado foi recentemente declarado  património Imaterial da Humanidade...

DC:

Fado foi sempre uma das minhas favoritas. Vini tocou-a ao vivo poucas vezes mas fez parte por exemplo do filme "Cities in the Park" gravado em Heaton Park em Manchester no ano de 1991. Está ainda disponível.

KL:

Uma última questão. Estive em vários concertos vossos desde 1991 e nunca vos vi tocar com uma secção de cordas. Alguma vez pensaram tocar com uma orquestra? E se, passados 30 anos um convite surgisse de Portugal para gravarem com uma orquestra qual seria a resposta? Aceitariam o desafio?

DC:

Usamos cordas e metais no disco "Without Mercy" editado em meados dos anos 80. Este concerto foi registado em VHS e editado com o disco "Domo Arigato" e é uma ambição nossa voltar a gravar temas dos Durutti Column com uma pequena orquestra em breve ou até com uma GRAND orquestra. Obrigado pelo encorajamento.

FIM




0 comentários: