Os Videos do King_leer, Outono 2016

terça-feira, 23 de junho de 2009

"YMCA" ? Os Village People no Séc. XXI - A entrevista























Tendo em conta que no ano de 2008 os VP tiveram direito à sua estrela no famoso "passeio da fama de Hollywood",
foi igualmente o ano em os direitos humanos e os direitos Universais mais consagrados foram novamente
abordados no filme "Milk", centrado na vida do activista gay Harvey Milk e a sua luta contra os seus direitos
e da comunidade gay em San Francisco e, igualmente 2008 foi o ano em que os "ventos da mudança"
começaram a ecoar nos EUA, pensei ser este um momento interessante para falar com a banda,na pessoa
de Jeff Olson, o cowboy dos VP. Espero que apreciem as linhas que se seguem. Um grande obrigado ao
Jeff, à banda e ao Mitch da "Sixuvus, Ltd".

Ambas as faixas referidas nesta entrevistas podem ser vistas/escutadas no media player do blog.

Left photo by Angel Morales. Village People © images are property of Can't Stop Productions, Inc. All Rights Reserved.


King_leer (KL):


Agora, passados 31 anos, estou certo que podes responder a esta: Tendo em conta que cada membro do s Village People representava um ícone Americano, se fosse possível adicionar um membro extra ao vosso grupo nos dias de hoje, quem escolheriam?


Jeff Olsen (JO):


Efectivamente, dedicamos muito pouco do nosso tempo a pensar adicionar um novo membro à banda. Sempre fomos 6 por tanto tempo…que não me parece correcto.

De qualquer modo, quando brincamos um pouco com esse assunto e, se tivéssemos que adicionar um novo ícone à banda, este seria de certeza um Bombeiro. Seria um membro em que como todos os outros as pessoas iriam ver nele uma figura importante da sociedade e pela qual nutririam um respeito acima do normal.


(KL):


Um dos exercícios que habitualmente faço aqui neste espaço é tentar ir um pouco mais além no significado de certos temas. Na certa já falaste sobre esta música várias centenas de vezes, no entanto, e, ainda sobre o “YMCA” e após estes anos todos em que se deu maior ênfase à “aproximação gay” na leitura e decomposição da letra deste tema : Relendo novamente, fica a ideia que além do significado atrás mencionado, se trata de uma mensagem para alguém que está em dificuldades e é enviado para um espaço onde pode encontrar alguma ajuda. Estou longe da verdade? Ao mesmo tempo e, vivendo nós actualmente outra crise (e que crise…), que mensagem gostarias de transmitir a um Young Man (jovem rapaz) de 2009?


(JO):


A verdade é que…. o produtor que ajudou a escrever esta canção não sabia sequer o que era o YMCA até lhe ter sido explicado… uma comunidade baseada na ajuda a pessoas em todas as formas possíveis. E, é disso mesmo que a letra fala. Eu pertenci a vários centros YMCA’s espalhados por este País ao longo destes 30 anos. Neles podes encontrar programas de fitness, centros de dia para crianças…e tantas outras coisas. É uma canção muito positiva sobre todas as coisas que os centros “YMCA” proporcionam. Qualquer um pode ler as letras e chegar à sua própria conclusão…muitas pessoas o fizeram no passado e continuam a fazê-lo. É bom…desde que seja positivo e ajude. Isto é verdade para esta como para muitas outras músicas nossas e de outros artistas.


(KL):


2008 trouxe consigo novamente a história de São Francisco como local e momento chave na luta pelos direitos das minorias, nomeadamente da minoria gay através do filme “Milk” com Sean Penn que retratava a vida de Harvey Milk A vossa canção “San Francisco” fala sobre esse período, certo? Chegaram a conhecer o Harvey Milk? Que vos ia na mente quando escreveram esta música? A letra desta música era um pouco forte para a altura – “Veste-te da forma que quiseres, liberta a tua mente pois esta Cidade é conhecida pela sua Liberdade”.


(JO):


Esta música não foi escrita efectivamente a pensar nas políticas de S. Francisco em vigor na altura. Fala, isso sim, da aceitação generalizada da população desta grande Cidade a todos os tipos de pessoas e seus estilos de vida. Lembra-te que na década anterior S. Francisco deu-nos os “Hippies”, o “Flower Power”, e a cultura do amor! S. Francisco é um local muito liberal para se viver. Eu sei, pois vivi lá quando Harvey Milk estava na Câmara local. E, com muita pena, nenhum de nós teve a oportunidade de conhecer o Sr. Milk.


(KL):


Mudanças, mudanças. 2009 foi igualmente um ano cheio de mudanças nos EUA, principalmente com a eleição de Obama. Qual a vossa opinião sobre este tema? Que mudou efectivamente até agora?


(JO):


O Presidente Obama é simplesmente a pessoa certa para o cargo certo…é por isso que agora é o nosso Comandante Supremo. As pessoas acreditaram que ele era o melhor candidato para lidar com os problemas que se abateram sobre nós e sobre o Mundo. Todos nós concordamos que ele tem ideias novas e frescas, que as comunica bem e além de tudo é novo e tem energia. Ele é inteligente….eu poderia continuar mas estás a ver a fotografia certo? O tempo o dirá…como sempre o faz…se ele terá sucesso em finalizar e concretizar tudo o que prometeu. Ele tem uma tarefa gigantesca entre mãos mas, até agora estamos satisfeitos.


(KL):


Sobre os Village People novamente:

O que vão fazer de seguida? Quando editam – ou se editam material novo? É esse o vosso objectivo?


(JO):


Nós estamos com a tourneé “Touring Career” que nos toma muito tempo e obriga-nos a viajar por todo o Mundo durante todo o ano. Existem conversas sobre material novo por vezes mas de momento nada é certo.

No ano passado recebemos a nossa estrela no passeio da fama em Hollywood, estivemos num anúncio de TV para a American Express…Continuamos muito ocupados com o nosso dia a dia e felizes por ainda continuarmos no activo. E já agora, agradecemos a todos por nos ajudarem a conseguir esse objectivo, por estarmos bem e vivos! Obrigado pela entrevista Luis e esperamos regressar novamente a esse belíssimo País.


FIM


Links:

http://en.wikipedia.org/wiki/YMCA

Links oficiais dos VP:

http://www.officialvillagepeople.com/

http://www.officialvillagepeople.com/links.php

0 comentários: