Os Videos do King_leer, Outono 2016

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

AS HISTÓRIAS QUE AS MÚSICAS ESCONDEM...CONTADAS NA TERCEIRA PESSOA - III:

Mais um excelente contributo para estas histórias revisitadas nesta época estival. O António Fidalgo, jornalista, lembra-nos um magnífico tema dos Queen que marcou uma era, nomeadamente ao nível das produção de vídeos como suporte para o lançamento de singles. O vídeo foi mesmo escolhido pelo António e está reproduzido abaixo. É sem dúvida um dos momentos marcantes da história da música pop ao nível da composição e da imagem. Recentemente e para quem acompanha a carreira dos Muse, sabe que "beberam" alguma inspiração nesta obra para o seu último disco. Um abraço e um especial obrigado ao António Fidalgo por este momento:




KL:

Falando das histórias que as músicas escondem, qual a música que mais o marcou em termos de letra/conteúdo e qual a razão se puder partilhar connosco e já agora fale-nos um pouco sobre essa mesma história.

AF:

Ola Luis.
Sem pensar muito, ou rebuscar na memória outras músicas e (ou) outros significados, que certamente apareceriam em catadupa, envio a primeira que me surgiu. Por alguma razão, que talvez a própria razão desconheça, os Queen com Bohemian Rhapsody, apareceram de imediato, transportando-me a outros lugares, a outras emoções, a outras vivências...





FIM

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AS HISTÓRIAS QUE AS MÚSICAS ESCONDEM...CONTADAS NA TERCEIRA PESSOA - II:

Mais outra contribuição para estas "mini histórias de Verão", desta vez com o músico Vítor Rua que nos relembra uma música do Caetano Veloso editada em 1972 do álbum Transa. As duas primeiras estrofes da letra pertencem ao poeta Brasileiro Gregório de Mattos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregório_de_Matos)
O resto da explicação podem ler abaixo na resposta do Vítor. A ele igualmente o meu obrigado.




KL:

Falando das histórias que as músicas escondem, qual a música que mais te marcou em termos de letra/conteúdo e qual a razão se puderes partilhar connosco e já agora fala-nos um pouco sobre essa mesma história.

VR:

Olá Luís,
Eu tenho um problema em responder a essa questão pois tenho uma dislexia em relação ao entendimento das letras mas talvez responda que é a canção do Caetano, TRISTE BAHIA pela capacidade de através de um jogo entre frases revolucionárias subliminais com frases de teor popular, conseguiu iludir a censura e criar uma das melhores letras/canções da música popular Brasileira.




FIM



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AS HISTÓRIAS QUE AS MÚSICAS ESCONDEM.....CONTADAS NA TERCEIRA PESSOA:

Nesta época de férias, pareceu-me uma excelente altura para retomar as minhas publicações aqui no nosso blog. Para começar, volto a um dos formatos que mais aprecio, ou seja, descobrir o que certas músicas escondem/significam. Desta vez, de uma forma diferente, através de um convidado. Assim, este primeiro depoimento pertence ao Professor Júlio Machado Vaz com quem me cruzei recentemente no Facebook e teve a amabilidade de responder ao meu repto:


Fica aqui prometido ao Professor que irei desbravar o terreno para descobrir mais alguns dados sobre o tema que escolheu. Um abraço.








KL:

Já que estamos a falar da história das músicas, qual a música que mais o marcou em termos de letra/conteúdo e a razão se puder partilhar connosco e já agora fale-nos um pouco sobre a história que esse tema "esconde".

JMV:

Wish You Here, dos Floyd. Uma das maiores canções de amor do rock. Se é verdade que já não gravavam juntos e foi esse sentimento de desmembramento da banda que provocou aquela explosão de abandono tão rica em imagens, a canção é premonitória em termos gerais - vivemos cada vez mais empilhados e no entanto sós.




FIM