Ao revisitar este trabalho dos
Durutti Column achei que uma das tarefas recomendáveis a cumprir seria
descobrir um pouco mais sobre o tema "Sara e Tristana" que trazia um
cunho ainda mais pessoal para um dos principais responsáveis pela edição desta
obra. Esta música pode ser ouvida na video list do blogue, é o tema de abertura.
Assim, e basicamente usando as
ferramentas que as novas tecnologias colocam à nossa disposição,lá fui eu pelo Facebook à
procura de uma das irmãs Esteves Cardoso. Muito rapidamente a Tristana acedeu
ao meu pedido nascendo assim este pequeno diálogo que abaixo reproduzo:
KING_LEER (KL):
- O que significou para ti - e qual a altura da tua vida em que deste por ti a pensar nisto - teres um tema que te foi dedicado por um músico com a qualidade do Vini Reilly?
TRISTANA ESTEVES CARDOSO (TEC):
- Bom...a música existe desde o inicio da minha vida, tive noção dela mais velha, apesar do meu pai nos mostrar várias vezes quando éramos pequenas... o meu pai sempre foi uma caixinha de surpresas e sendo um addicted da boa música e senti-la de uma maneira genial só poderia ter dado nisso... conseguir trazer o Vini Reilly a Portugal e editar um disco na fundação atlântica. Temos muita sorte, primeiro pela música que é genial, segundo por termos conquistado em muito pequenas a "graça" de um grande músico e depois pelo nosso pai nos incluir neste projecto tão grandioso.
KL:
- Conheces os Durutti Column pessoalmente? Acompanhas a sua carreira?
TEC:
- Não, ele esteve em Portugal muito pouco tempo, viu-nos por fotografia... dai o nome...
KL:
- Certamente o teu Pai contou-te o que esteve na origem desta dedicatória, a ti e à tua irmã. Podes partilhar connosco?
TEC:
- Claro que sim! O meu pai conheceu-o em Manchester na Inglaterra, país onde eu e a Sara nascemos e convidou-o para gravar um single em Portugal. Ele veio e acabou por gravar um disco inteiro, a meu ver genial. Depois de o compor, mostrou ao meu pai, e ele disse que a música hoje intitulada por "Sara e Tristana" lhe fazia lembrar as duas filhas, mostrou-lhe uma fotografia e cá está a meu ver a melhor música do álbum...mas eu sou suspeita...a música tem o meu nome e o da minha irmã. O álbum foi mesmo um projecto de amigos magnífico. A capa foi escrita pelo meu pai e dentro contêm uma fotografia também... A editora era composta por um conjunto de grandes amigos também eles geniais.
FIM
E assim, está mais uma etapa completa nesta tarefa de descobrir algo mais sobre este trabalho criado já lá vão quase trinta anos. Estou plenamente convencido de que foi um trabalho criado verdadeiramente entre Amigos.....
Agradeço à Tristana pela simpatia e amabilidade na pronta resposta às minhas questões: