Os Videos do King_leer, Outono 2016

sábado, 16 de maio de 2009

JOHN DAWKINS - O HOMEM QUE "MOLDOU" OS "THE ENEMY"



Uma das bandas que mais me captou a atenção nos últimos dois anos foram os "The Enemy".
Agora que acabam de editar o seu segundo disco "Music For The People" estava na altura de ouvir o meu amigo John Dawkins que os ajudou seguir o caminho mais correcto. Ouçam bem esta banda, onde Tom o vocalista , apesar da idade revela uma maturidade e um discurso muito coerente (http://www.nme.com/news/the-enemy/43730).

A seguir à entrevista, ficam dois vídeos para verem, o do lançamento deste álbum e um que para mim é marcante, "You're not Alone" que retrata o despedimento colectivo ocorrido na Peugeot sediada na sua cidade natal de Coventry: 



1) Sobre ti:

(King_leer – KL):

Por palavras tuas, faz-me o teu “job description”. O que é ser hoje em dia um manager de uma banda?

(John Dawkins – JD):

Ser manager para mim é fornecer respostas, ajudar a delinear estratégias e opções para a tua banda chegar ao seu melhor ao nível de performance e de sucesso, com o mínimo de “luta” possível. Eu sou um manager que dá às suas bandas opções quando estas procuram respostas e caminhos a seguir e, permite que a decisão final esteja sempre do lado delas. Se eu penso que tomaram a decisão errada, eu faço-os saber antes que primam o botão e a razão dessa minha opinião. Se elas escolhem premir o botão depois do meu parecer então, a escolha está do lado delas. De qualquer forma acredito plemamente no controlo total por parte do artista. Contudo, quando numa situação de aperto, o respeito mútuo entre banda e manager deve permitir que tal aconteça sem qualquer tipo de problemas. Nós somos um tipo de assistentes/facilitadores ; pode ser uma tarefa por vezes com parcos agradecimentos mas muitas vezes altamente compensadora!

 

2) Ainda sobre ti:

(KL):

Como descobriste os “The Enemy” e quais são as suas principais qualidades?

(JD):

Já me tinham chamado a atenção quando se chamavam ainda os “Bridges” em 2005. Recebi uma demo do Liam (baterista) através da minha Mãe pois ele trabalhava para ela. A demo era boa mas não óptima. Era óbvio que eles sabiam tocar mas eram na altura uma banda mais “bluesy&prog”. Dei-lhes o meu conselho e disse o que na minha opinião precisavam de fazer e, quando eles estivessem prontos para me contactarem de novo. Assim eles o fizeram, em Fevereiro de 2006 com um novo som, próximo da “alma” deles, um novo baixista e, um novo nome! Coloquei-os no estúdio com um conhecido meu, o Matt Terry para gravarem 3 demos e, depois disso a história fez-se……

As suas forças? – Vontade / desejo / Habilidade / excelentes compositores/ Inteligentes / Grande força no palco.

 

3) Sobre letras :

 

(JD):

Penso que bandas como os “Clash" chamara-me realmente a atenção; Strummer era um General aos meus olhos apesar de o ter descoberto em 1992 quando eu tinha ainda 12 anos. Depois vieram os “Jam” – Aí, inicialmente “That’s Enterteinment” agarrou-me como nenhuma outra canção. As letras vieram para mim um pouco mais tarde, porque eu sentia que para um miúdo a melodia e os refrões eram mais importantes que a letra em si. Outras bandas como “Shack”, “The Beatles”. Esses realmente bateram-me no ponto certo quando teenager, fizeram-me estar socialmente atento e, bandas como os “Oasis” fizeram-me ver que deveria viver a minha vida em cheio, ao limite e apreciá-la….”rock n´roll star”!

 

4) Sobre a crise financeira:

(JD):

Alguém está a ganhar rios de dinheiro com ela não está? Isso é algo que eu sei. A ganância causou tudo isto, no entanto, o pobre irá sofre sempre muito mais e o dinheiro continuará a fazer mais dinheiro ainda uma vez mais. Penso que iremos sofrer um pouco mais durante alguns anos. Mas, “Fuck it”, estamos vivos e temos as pessoas que amamos connosco. Nada é assim tão mau.

5) Sobre ti:

(KL):

Diz o que te vier à cabeça. Tudo o que nos queiras dizer, musicalmente…..ou não.

(JD):

Precisam de ver os meus outros artistas actuais – Estou muito entusiasmado com ambos.

EXIT CALM – www.myspace.com/exitcalm

THE SHAIYANS – www.myspace.com/theshaiyansmusic

Ao mesmo tempo adicionem-me no Facebook, vamos conversar sobre música, leiam o meu blog - www.myspace.com/jrdawkins26


FIM





0 comentários: