Os Videos do King_leer, Outono 2016

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mais um dia normal....ou talvez não. À conversa com os WhiteRoom.


Olá.

Os WhiteRoom são uma banda originária do Canadá. Nas minhas pesquisas deparei-me com eles no Myspace e, um tema em particular despertou o meu interesse. Depois de alguns desencontros, aqui fica mais uma conversa na qual poderão descobrir as fortes ligações desta banda a Portugal.

Link do Myspace : http://www.myspace.com/officialwhiteroom


King_leer (KL) :

Eddy, uma das vossas músicas que mais me chamou a atenção desde que entrei em contacto convosco em 2007 foi o “Ordinary day”. Podes explicar-nos qual a história que “esconde” este tema? -  Quando publicar este post será a primeira música do player.

Eddy Silva (ES) :

Quando escrevi o “Ordinary Day”, havia muitas conversas sobre a invasão do Iraque pelos EUA. Por essa altura eu perguntava-me constantemente como seria estar  na pele de um soldado no meio de uma dura batalha e o que passaria pela minha cabeça se eu fosse chamado pelo meu governo e ser enviado para as trincheiras. Esses pensamentos foram os principais responsáveis pelo facto de ter escrito “Ordinary day” e, a música é sobre os sentimentos de um soldado que é chamado pelo seu governo e se prepara para deixar a sua casa e ir para a batalha.

(KL) :

Fala-nos um pouco sobre o vosso EP que vão gravar em Londres em Março segundo sei e, o que vos trouxe aqui a Portugal já que têm espectáculos agendados para Maio.

(ES) :

Conseguimos captar o interesse da “Animal Farm Records” em Londres com quem iremos gravar um EP contendo 5 temas. Eles fazem parte da “SJP Production house”, que produziu no passado entre outros, Radiohead, Mos Def, George Harrisson e Paul McCartney. Decidimos editar um EP e não um album tradicional pois o formato físico do LP perdeu popularidade devido ao incremento do método de distribuição digital. Pensamos que é cada vez mais da responsabilidade do artista definir como vai editar as suas canções. Achamos igualmente que estas 5 músicas formam um conjunto perfeito. É igualmente uma mudança em relação ao nosso primeiro registo, que era mais eclético. Tivemos igualmente a chance de trabalhar com um quarteto de cordas de reputação Mundial que participa em todas as canções.

Em relação a Portugal. Precisávamos de estar num local onde o sol brilhasse no Inverno.

Os meus Pais são Portugueses, por isso, já cá estive astantes vezes. Honestamente eu adoro Lisboa! É essa a beleza de pertençer a uma banda em constante digressão. Vais onde quiseres. Desde que os concertos estejam agendados, estás sempre pronto para partir. Ajuda claro, ter familiares por aqui, claro!

(KL) :

Crise, crise, crise….. de modo a abranger outros assuntos para além da música, tenho questionado os teus pares sobre este tema. Qual o teu ponto de vista? Quem devemos culpar e o que fazer agora?

(ES) :

De que crise falas? Estás a falar sobre o descalabro verificado nos EUA com as obrigações hipotecárias que despoletaram a recessão na Europa? Falas sobre o fenómeno da partilha de ficheiros “peer to peer” que está lentamente a matar a indústria discográfica? Falas sobre os recentes tumultos em África? A minha visão é que estamos constantemente a viver uma crise em alguma parte do Mundo. Infelizmente apenas ouvimos falar e falamos das que nos afectam directamente, como é o caso do sub-prime, para o qual, Obama brevemente arranjará solução. Pelo menos é o que espero…

Cada geração pensa sempre que a “sua” crise em particular é de uma forma ou outra mais apocalíptica que as outras. Preferimos mantermo-nos optimistas e que estes problemas serão solucionados. No espaço de 6 meses provavelmente seremos confrontados com um conjunto diferente de problemas, para os quais seremos capazes de arranjar solução.

Apesar de todas as razões existentes para não saír da cama, acabamos por saír todos os dias. De momento, penso que a melhor forma de nos mantermos positivos é continuar a fazer o que melhor fazemos. Para mim é fazendo música. O nosso objectivo agora é ser auto-suficientes como músicos mas, claro, pretendemos num futuro próximo estar numa posição em que seja possível intervir mais socialmente, ser mais pró-activo nessa vertente.

(KL) :

Quais são as bandas do Canadá que deveremos prestar mais atenção nos dias de hoje?

(ES) :

As maiores bandas no momento são: The Arcade Fire, Feist and Malajube.

Na cena mais “underground” está atento a:  Lhasa, Hot Hot Heat and Chromeo

(KL) :

Para finalizar de uma forma divertida, confirma-me lá se é mesmo verdade que as pessoas no Canadá mudam anualmente de casa e que existe mesmo um período do ano em que as empresas de mudanças asseguram aí os seus principais lucros da sua actividade?  Qual a razão deste “acontecimento” ?

(ES) :

Haha, não tenho a certeza onde fomos arranjar essa reputação! Isso não é totalmente verdade. 1 de Julho – que é também o dia da Nação – é o que chamamos o dia das mudanças. Esta situação deve-se principalmente ao facto de os contratos de arrendamento habitualmente terminarem nessse dia. Assim, muitas pessoas mudam-se nesse data mas, não é um evento Nacional! Isto acontece basicamente com as pessoas que alugam casas e, a média dos contratos de arrendamento é de um ano. As companhias de mudanças, fazem com certeza um óptimo negócio nesta altura do ano. Não tenho a certeza da razão que levou a denominar o dia 1 de Julho com “dia das mudanças” mas, na minha opinião, os nossos Invernos gelados talvez tenham originado tal evento. Acredita, no Inverno aqui é tão frio que ninguém queria estar cá fora a mudar a mobília de um lado para o outro.

 

FIM

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A MELHOR MÚSICA DE 2008 - O MEU VOTO!

Olá,

Estando em Fevereiro, penso que já posso revelar a minha escolha para 2008. "Deixando" os Glasvegas para segundo com a sua Geraldine (ver no blog nos posts de 2008) e, como foram igualmente a minha escolha de 2007, desta vez ganham os Kings of Leon. Este "Cold Desert" é sem dúvida para mim o melhor que ouvi em 2008. Penso que é uma canção pura, crua, poética, frenética, tudo que uma canção pode e deve ser. Cada vez que a ouço, sinceramente, deixo-me flutuar naquele enredo. Espero que gostem, para os que não conheçem. Do album "Only by the night", editado em Setembro de 2008.

Uma abraço para os Kings, do King.

Listen it on the player and watch the Kings home-video on it bellow!



Kings Of Leon-'Only By The Night' Home Movies- Day 22

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

James Skelly - "Love thy neighbour" / Ama o próximo


"...I caught you crying
Trying to hide your tears away
And all the while
I never knew you felt this way
I've loved you from the start
How could we let this come apart ?

We've got to put
The sun back in our hearts..."

Acredito que qualquer um de nós, em determinado ponto da sua existência teve pensamentos ou situações como estas descritas pelo James e, retiradas do tema “Put The Sun Back” inserido no álbum “Roots & Echoes” dos The Coral editado em 2007.

Este disco, foi uma das grandes edições do ano de 2007, um som distinto, único e um ambiente cheio de vibrações positivas.

É uma pena não ter sido editado em Portugal e é algo que verdadeiramente não consigo entender sobre as nossas editoras e distribuidoras. Mas, esse é um assunto ao qual voltarei num futuro próximo para “conversar” com um colaborador de uma "Major" representada no nosso País.

Tive a oportunidade para colocar algumas questões ao James e, é para isso que cá estamos hoje! Vejamos então o resultado. É uma curta entrevista sobre letras, os tempos que correm, a família, etc.

Sei que muito provavelmente o James dará uma vista de olhos neste post e, existe algo que gostaria de dizer acerca do tema “Cobwebs” do mesmo álbum. Desde que ouvi este tema pela primeira vez que no meu imaginário, visualizo, empurrado pela melodia que me faz lembrar as danças de “Saloon” dos Westerns, com os Cowboys e as dançarinas com aquelas saias coloridas de aba larga. Se fizesse um vídeo deste tema, seria na certa o cenário que escolheria.

Podem ouvir este tema no player do blog (é o 2º tema). “In the Rain”, igualmente mencionado na entrevista está igualmente no player onde não poderia faltar o excelente “Put The Sun Back” que é logo a primeira música.

Por sua vez, no video player , podem ver "Put the Sun Back" gravado ao vivo programa da BBC "Later….with Jools Holland".

Comecemos:

Nas letras:

KING_LEER (KL):

Diz-me, no tema “In The Rain”, qual é o significado de “ o que é correcto para eles que não o é para ti (isto é, se estiveres a referir-te a ti):

JAMES SKELLY(JS):


Não estou a dizer que é errado mas , ao mesmo tempo não significa que esteja correcto.

Ainda nas letras:

(KL):

Qual a banda ou intérprete que mais te influenciou ao nível das letras? Dá-nos um exemplo que te tenha realmente influenciado.

(JS):

Dylan Thomas (poeta) e o seu livro “under milkwood”. “Starless and bible black” (disco dos King Crimson) foi igualmente uma grande influência.


Sobre a sociedade, a crise global, o conflito Israelo-Palestiniano…

(KL):

Diz-me na tua opinião o que devemos fazer para voltar a colocar o Sol de volta aos nossos corações (tradução à letra do tema “Put The Sun Back).

(JS):

“Love thy neighbor” – Ama o teu vizinho/o próximo.

Sobre a Família:

(KL):

A última:

Recentemente fiz um trabalho sobre o último disco dos Kings of Leon. Falando com pessoas da produção desse disco, encontrei uma presença forte da componente familiar (claro que eles são 3 irmãos e um primo). Até que ponto no trajecto dos The Coral foi importante a componente familiar para os seus membros? Algum episódio em particular?


(JS):

Existem 3 conjuntos de irmãos que estão envolvidos com a banda, seja no trabalho gráfico, no de técnico de guitarras até ao nosso manager. O meu Pai foi o manager da banda nos primeiros tempos mas ele andava constantemente a envolver-se com os donos dos clubes.

FIM